SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

TÍTULOS ACADÊMICOS


Existe um engano, ou costume, no Brasil, em que toda pessoa que conclui uma faculdade, é DOUTOR, na verdade, o Brasil só concede os seguintes Títulos Acadêmicos:

  • Pós-Graduação
    • Mestrado (Strictu Sensu)
    • No Brasil, o Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu, que tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar em nível superior, seja em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa. Um curso de pós graduação se destina a formar pesquisadores em áreas específicas do conhecimento. Seu passo seguinte será o doutorado, onde se capacitará como um pesquisador, assim como as suas especializações, o Pós-Doutorado e/ou a livre-docência. Note-se, entretanto, que o mestrado não é pré-condição obrigatória para o ingresso no doutorado, alunos com um desempenho muito bom na graduação podem ser aceitos diretamente no doutorado. Esta aceitação depende da legislação particular de cada Universidade.
    • Doutorado (Strictu Sensu)
    • Doutoramento  ou doutorado é um grau académico concedido por uma instituição de ensino superior universitário, que pode ser uma universidade, um centro universitário, uma faculdade isolada. Com o propósito de certificar a capacidade do candidato para desenvolver investigação num determinado campo da ciência (no seu conceito mais abrangente).
      Neste grau académico espera-se que o aluno adquira capacidade de trabalho independente e criativo. Essa capacidade deve ser demonstrada pela criação de novo conhecimento e será validada por publicações em bons veículos científicos ou pela obtenção de patentes. É essencial para a seleção ao doutoramento a demonstração de qualidades e experiência em pesquisa. Um bom currículo acadêmico na graduação é condição indispensável.
      No Brasil, somente têm validade nacional os doutoramentos obtidos em cursos recomendados pela Capes[1]. Títulos obtidos no exterior precisam ser reconhecidos por programas recomendados pela Capes, conforme o art. 48 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
Obs.: A Especialização (Lato Sensu) não faz parte do Sistema Regular de Ensino brasileiro, não constituindo curso de grau acadêmico e sim, curso de qualificação profissional. Mestrado e Doutorado concedem grau, Especialização concede certificado.
Então, se alguém concluiu um Curso de Graduação, em nível técnico, ele é Tecnólogo, se concluiu um Bacharelado, é Bacharel, se uma Licenciatura, é licenciado.
Em um nível mais avançados, temos a Pós Graduação, que são o Mestrado e o Doutorado, quem os conclui, é Mestre e Doutor, respectivamente.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grau_acad%C3%A9mico#Brasil.