SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

domingo, 24 de março de 2013

SUTIÃS AO ALTO




Pierre Verdy/AFP.



Mulheres jogam sutiãs para o alto em frente a torre Eiffel, em Paris, a favor de uma maior sensibilização da sociedade ao câncer de mama. O evento é promovido pela organização francesa "Bazza Bra Pink"r

MORTES DE JOVENS EM NATAL


Em 10 anos, morte de jovens aumenta 1.000% em Natal (RN).

Cenário de um aumento vertiginoso nos homicídios de jovens na década passada, Natal (RN) ainda tenta entender as causas da violência em meio a sinais da ação de grupos de extermínio.

A taxa de homicídios de crianças e adolescentes (até 19 anos) na cidade subiu de 2,9 para 30,5 por 100 mil jovens entre 2000 e 2010 --salto de 952%, o maior no período entre as capitais.
Apesar da explosão de casos, a capital ainda é a décima onde mais se matam jovens no país --Maceió tem a maior taxa, 79,8.
Governo e Ministério Público investigam se quadrilhas de extermínio de jovens estão por trás dessas estatísticas.
Relatos de homens encapuzados em carros sem placa em busca de alvos predeterminados são recorrentes --para a Justiça, são indícios da ação desses grupos.
Autoridades apontam a falta de vagas para internação de jovens infratores como um dos propulsores da violência.
Por lei, mesmo após condenação, o adolescente deve ser liberado se não houver vagas no sistema socioeducativo.
Em fevereiro, havia apenas 75 adolescentes internados no Rio Grande do Norte, segundo a Promotoria. O poder público desconhece a dimensão do deficit de vagas.
Segundo o promotor Leonardo Nagashima, o problema se agravou após a recente interdição do maior centro de internação, em Parnamirim, na Grande Natal, por problemas de superlotação.
'BARBÁRIE'
"Quando o Estado não pune, a sociedade faz justiça com as próprias mãos", afirma o juiz da Infância e da Juventude Homero Lechner.
"Aí existe a possibilidade de criação de mecanismos de eliminação desses jovens. Seria a volta à barbárie", diz o magistrado, um dia após ter condenado 12 jovens --liberados pela falta de vagas.
O envolvimento com drogas, como usuário ou traficante, explica boa parte das mortes na periferia de Natal.
Bairros como Felipe Camarão e Nossa Senhora da Apresentação estão entre os mais críticos, segundo o Obijuv (Observatório da População Infantojuvenil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O último é carente de equipamentos públicos, como escolas e áreas de lazer. Já Felipe Camarão tem postos de saúde, creches e ONGs atuantes. Apesar disso, a violência mostra que ações do poder público e de ONGs não atraem todos os jovens, criando uma "periferia da periferia", avalia a psicóloga Daniela Rodrigues, do Obijuv.
Os cursos oferecidos buscam atender a demandas da cidade --ligadas sobretudo ao turismo--, e não às necessidades dos jovens, diz.
"Uma parte da juventude quer ser garçom, mas outra, não", diz a assistente social Shirlenne Santos, do Obijuv.
E se os dados do Mapa da Violência atestam a explosão das mortes de jovens em Natal, o próprio governo do Estado demonstra dificuldade na identificação da situação.
Procurada pela Folha, a Secretaria da Segurança Pública do Estado não informou quantas crianças e adolescentes foram mortos em Natal em 2011 e 2012. Tampouco apresentou justificativa.

FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/

BEBÊ NUMA CAIXA DE SAPATOS


Recém-nascido é encontrado em caixa de sapatos em Salvador (BA).


BRUNO MOLINERO
DE SÃO PAULO

Bebê dentro da caixa de sapatos em que foi encontrado, numa parada de ônibus em Salvador (BA)
Divulgação/Polícia Militar da Bahia

Um bebê recém-nascido foi encontrado dentro de uma caixa de sapatos abandonada num ponto de ônibus de Salvador (BA) na noite desta sexta-feira (22).
O menino foi achado por policiais militares que faziam uma ronda pelo bairro Lobato, numa região pobre da capital baiana. Quando passaram em frente à parada, os policiais suspeitaram do conteúdo da caixa.
Ao abri-la, encontraram o bebê envolvido num cobertor. Ele ainda estava com o cordão umbilical e parte da placenta.
A criança foi imediatamente levada ao Hospital do Subúrbio, em Salvador, onde foi examinada e medicada.
Na manhã desta sábado (23), o menino foi transferido para a Maternidade Albert Sabin e não apresenta problemas de saúde.
Segundo a polícia, um inquérito deve ser aberto para identificar a mãe e descobrir quem abandonou a criança.
O responsável pode responder judicialmente pelo crime de abandono de incapaz, com o agravante de ser um recém-nascido.
FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/