SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

sábado, 6 de abril de 2013

FORÇA DE VONTADE


Crianças enfrentam 'escalada' de 70 metros para chegar a escola na China.


Meninos e meninas são obrigados a subir escada íngreme e perigosa para ir à escola do vilarejo onde vivem.




Um grupo de crianças de um vilarejo na China enfrenta regularmente uma íngreme escada de cerca de 70 metros de altura para ir e voltar para a escola.
O vilarejo de Zhangjiawan, situado no condado de Sangzhi, na província chinesa de Hunan, não possui outras formas de contato com a cidade mais próxima.
Crianças fazem escalada de 70 metros para chegar em escola
Clique no link para iniciar o vídeo
Crianças fazem escalada de 70 metros para chegar em escola
Então, a rudimentar escada de madeira acaba sendo a mais viável alternativa para que crianças cheguem à escola e outros moradores possam ir e voltar do vilarejo.
Os moradores de Zhangjiawan já construíram inúmeras escadas para permitir que outros fizessem o trajeto. A cada cinco anos, eles constroem uma nova.
Mas muitos dos habitantes locais dizem esperar que o governo chinês crie novos e mais seguros acessos.
Terra

CHINES PREFERIU BONECA INFLÁVEL


Homem nu e com boneca inflável corre de mulher na China.



Mais uma vez na China, mais uma vez uma cena bastante bizarra. Um homem foi flagrado correndo de uma mulher, ambos nus, sendo que ele estava com uma boneca inflável na mão. A imagem já circula nas redes sociais locais e no Facebook, fazendo sucesso entre os usuários.


Não se sabe o que os dois faziam e nem se eram um casal. As especulações, claro, já começaram e usuários cogitam até que a cena pode ser uma jogada publicitária. Outros acreditam em apenas uma brincadeira dos dois e há aqueles que julgam que tudo fazia parte de uma briga de casal. A verdade provavelmente será bem difícil de ser descoberta.

FONTE:

O sonho de Martin Luther King

"Eu tenho um sonho... de que um dia viverão numa nação onde eles não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela essência do seu caráter"
Rev. Martin Luther King Jr.1963
O vento frio de novembro espalhou as palavras do discurso. Um atento testemunho do evento disse que podia ver, lá no alto do palanque, os lábios do presidente Abraham Lincoln se moverem, mas que seus ouvidos só acolheram uma coisa ou outra. Entendeu, num certo momento, quando o orador mencionou "uma nova nação, concebida em liberdade, e dedicada à ideia de que todos os homens são iguais".
Era uma fala curta, de minutos, em que o chefe da nação, dilacerada ainda pela Guerra de Secessão de 1861-1865, mostrou aos cidadãos ali presentes que o conflito era muito maior do que se imaginava. Não se tratava somente dos direitos dos estados confederados do Sul de se separarem da União norte-americana. O que estava em jogo, na luta entre o Norte anti-escravista e o Sul escravagista, era a possibilidade, ou não, de uma sociedade estabelecida nos princípios da igualdade, de poder sobreviver na terra.
O local era um triste campo de mortos tornado Cemitério Nacional. Ali, em Gettysburg, 7 mil sepulturas de nortistas abatidos, três meses e meio antes, nos dias 1º e 3 de julho de 1863, atestavam a violência da batalha e a determinação dos beligerantes. Lincoln desesperava-se - a guerra ainda arrastou-se por 16 meses - com a possibilidade daqueles jovens terem dado a vida por nada, fazendo votos de que "o governo do povo, pelo povo e para o povo" não perecesse.
Em 20 linhas, aquele imenso homem feioso, de enganadora aparência caipira, compôra um libelo universal pela liberdade e igualdade. No início daquele mesmo ano de 1863, em 1º de janeiro, ele assinara a Proclamação de Emancipação, o primeiro documento determinando uma parcial abolição da escravidão nos Estados Unidos, e fundamento da 13ª Emenda.
Cem anos depois do Gettysburg's Address, em 23 de agosto de 1963, à sombra do Memorial de Lincoln em Washington, o reverendo Martin Luther King Jr. vinha cobrar a conta. Na sua frente, uma multidão de mais de 250 mil pessoas formava a maior concentração até então vista no país a favor dos Direitos Civis.
Os negros, disse ele, receberam promessas de igualdade, mas a América ainda não as honrara. Pagara-os com um cheque sem fundo. Em meio a uma estonteante prosperidade de um país riquíssimo, os afro-americanos viviam isolados em ilhas de miséria, em guetos urbanos, atormentados pela segregação e pela brutalidade policial.
Mas, alertou o dr. King, eles estavam fartos. O verão do descontentamento chegara. A América só teria paz se os negros tivessem garantido seus direitos civis. Quando fossem realmente integrados à sociedade mais pujante da terra. Voltando-se para a sua comunidade, King alertou-lhes que de maneira nenhuma permitissem abrigar em seus corações ódio e amargura contra os brancos.
Não podemos marchar sozinhos!
"I have a dream...". Mais de 250 mil pessoas foram ao Memorial de Lincoln, em Washington, escutar o reverendo Martin Luther King Jr. Foto: Getty Images
"I have a dream...\". Mais de 250 mil pessoas foram ao Memorial de Lincoln,
em Washington, escutar o reverendo Martin Luther King Jr.
Foto: Getty Images

Admirador de Gandhi, King encontrara o caminho da não violência. O discurso aproximava-se do clímax. Um profeta encarnara no reverendo. Acometia-o um sonho. Disse: "I have a dream!". A cena eletrizou o país. Atrás dele, como num velho blues, um coral informal de militantes negros repetiam suas palavras finais.
Martin Luther King durante discurso pró-direitos humanos em Selma, Alabama (EUA), em 1965 Foto: Getty Images
Martin Luther King durante discurso pró-direitos humanos em Selma, Alabama (EUA), em 1965
Foto: Getty Images
O reverendo tinha um sonho, repetiu. Que algum dia, mesmo na racista Georgia, os filhos de escravos e o dos senhores se sentariam à mesa da fraternidade, e que até o Mississipi viraria um oásis de irmandade. Que ninguém mais seria julgado pela sua cor e sim pelo seu caráter. Que por toda a América, num anunciado futuro, em suas montanhas, vales, planícies, aldeias ou cidades, se ouviria o clarim da liberdade. Todos então, independente da raça, sexo ou religião se dariam as mãos e, em júbilo, repetiriam as palavras de um velho spiritual negro:
"Finalmente livres! Enfim, livres! Graças a Deus Todo-Poderoso, finalmente estamos livres!"
Ao encerrar, a multidão percebeu o acontecimento extraordinário. Martin Luther King Jr fizera um dos mais belos salmos políticos da língua inglesa. Mataram-no a tiros anos depois, em Memphis, em 4 de abril de 1968.
Como estará o sonho do dr. King hoje?
Especial para Terra

 



Calculadora do Álcool.

Danielle Barg

Beber com os amigos, curtindo a vida sem se preocupar com os efeitos que a bebida traz para o corpo é o esporte preferido de muita gente. Mas o fato é que, caipirinha vai, cervejinha vem, e a conta do acúmulo de álcool na corrente sanguínea só aumenta. 
Além dos riscos à saúde, o álcool pode trazer inúmeros prejuízos sociais – tanto para quem bebe, quanto para quem nada tem a ver com isso. Além disso, com o endurecimento da Lei Seca no Brasil, o rigor tende a aumentar quanto às punições. 
Para se ter uma ideia de quanto tempo o álcool demora para o sair do corpo, o Terra contou com a colaboração da psiquiatra Carla Bicca, que é conselheira da Abead (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) e da nutricionista Livia Hasegawa, de São Paulo. 
A seguir, você irá conhecer uma média de quanto tempo se leva para ficar sóbrio – ou seja, sem nada de álcool no sangue. Para este cálculo, foram utilizadas fórmulas e índices padrão fornecidos pela Abead. Na sequência, confira também todos os aspectos que influenciam nessa conta e as principais recomendações para continuar fazendo bons brindes, mas sempre de forma consciente.
FONTE:

REDUÇÃO DE TARIFA NA TELEFONIA FIXA


Redução de tarifas da telefonia fixa passa a valer neste sábado.

Redução é para valores de ligação de telefone fixo para móvel.


Do G1, em São Paulo.

A redução no preço das tarifas de chamadas de telefones fixos para telefones móveis, determinada pela Anatel em fevereiro, passa a valer neste sábado (6).

proposta de queda no custo das ligações foi aprovada em 28 de fevereiro, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
As operadoras Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel terão uma redução de 8,77% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste, pertencente à Oi, terá redução de 18,60%.
No ano passado, Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% nas tarifas de telefonia fixa. A Telemar Norte Leste S.A não reduziu tarifas, em função de determinações judiciais.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

NÃO AO PRECONCEITO


Magic Johnson apoia filho homossexual e pede fim de preconceito.

Do UOL, em São Paulo.


 A notícia de que Earvin Johnson III, filho do lendário jogador da NBA Magic Johnson, assumiu ser homossexual ganhou forte proporção ao longo da semana e se tornou um dos temas mais discutidos nos Estados Unidos. Preocupado com a repercussão negativa que o caso poderia ganhar, o próprio ex-jogador decidiu quebrar o silêncio nesta quinta-feira e dizer que apoia totalmente a decisão do garoto.

"Sim, nós (Magic e sua mulher) sabemos há muito tempo que nosso filho é gay. Finalmente nós sentamos e falamos sobre isso. Eu disse a ele: "Eu vou te amar de qualquer forma. Apenas me deixe saber se você é ou não?". Então, finalmente ele disse: "Sim, eu sou"", contou Magic durante entrevista para o site especializado em celebridades TMZ.
A situação chegou a conhecimento público na noite da última segunda-feira, quando um repórter do TMZ flagrou E.J (apelido do jovem) andando de mãos dadas com um suposto namorado pelas ruas de Hollywood. Questionado sobre a conversa que teve com o filho, Magic demonstrou calma e voltou a defender E.J.
"Eu disse a ele: "estamos aqui para te apoiar e nós vamos te amar não importa quem você seja e o que você faça. Queremos apenas que você tenha amor próprio e certeza de que possui todas as informações", continuou.
O ex-jogador do Los Angeles Lakers e atualmente um dos donos do Los Angeles Dodgers também aproveitou para "agradecer" o flagra do TMZ. De acordo com Magic, a situação ajudou o garoto a assumir a homossexualidade.
"Eu acho que ele realmente queria assumir, mas devia ficar pensando: " Será que eu devo falar que sou Gay?". Eu acho que o TMZ o ajudou nesse caso. Foi um grande momento para nós como família e para ele", analisou.
Por último, Magic Johnson atacou as pessoas que possuem algum tipo de preconceito contra os homossexuais e afirmou que espera que mais jovens também assumam a homossexualidade nos próximos meses.
"As pessoas precisam entender que estamos em 2013 e devemos ajudar e apoiar os gays. Acho que a atitude de E.J. vai ser boa para muitos jovens negros que pretendem se assumir. Ele pode ser um símbolo, o símbolo de esperança de que as pessoas podem conversar com os pais e amigos, tanto homens quanto mulheres", concluiu. 

VÍRUS NO FACEBOOK


Vírus do Facebook marca usuários em publicações e rouba dados pessoais.

Gabriela VianaDa redação

Depois do botão de "não curtir", do falso vídeo do cantor Chorão e uma variedade de outrosmalwares, os usuários do Facebook estão expostos a um novo vírus, que atingiu a rede esta semana. O golpe consiste em marcar vários amigos de uma só vez em publicações, e, quando a notificação for visualizada pelo usuário, o mesmo será encaminhado a uma página que oferece um download de software para a visualização da postagem. A fraude já foi encontrada por alguns internautas nas extensões do Google Chrome e em plugins doFirefox.


Com o golpe, cibercriminosos podem instalar extensões que acessem dados pessoais e bancários em navegadores web, como Chrome e Firefox. Os infectados pelo vírus têm seus perfis "roubados", o que instala um ciclo vicioso do malware. Ao clicar no link malicioso, hackers passam a ter acesso a sua conta e publicam, em seu nome, as marcações em páginas fraudulentas de escândalos ou promoções, comumente usadas para a prática de golpes virtuais. Ao receberem a notificação de marcação e clicarem na urls, os amigos do usuário são infectados e passam o vírus adiante.
Nas páginas de promoções o golpe é praticado de forma ainda mais convincente, uma vez que são solicitados cadastros para concorrer a sorteios. Além disso, esses dados também podem ser adquiridos por empresas fictícias que buscam realizar uma lista de "mail marketing".
"Fui marcada por um amigo em uma publicação do Facebook. Lá constava uma fan page com diversas promoções, e na que eu cliquei, me direcionava a um site onde eu supostamente concorreria a um carro. Como se tratava de um amigo de confiança, resolvi me inscrever. Conforme fui me cadastrando e respondendo as perguntas, estranhei um pouco, mas ainda assim continuei. Depois de finalizar o cadastro perguntei para ele se ele acreditava nessas ofertas, e ele não sabia do que eu estava falando, afirmando não ter me marcado em nada. Pedi para ele olhar suas atualizações recentes, e nas últimas apareceu a marcação que ele fez, sendo que nem ele mesmo sabe de onde isso surgiu", contou ao TechTudo a jovem de 21 anos que preferiu não se identificar.
Na Central de Ajuda do Facebook há dicas para os usuários não caírem na farsa. Entre elas, a atualização do navegador, o uso de senha forte e a atenção aos links que aparecem pela rede. "Pense antes de clicar. Nunca clique em links suspeitos - mesmo que sejam de amigos ou empresas que você conheça. Isso inclui links enviados no Facebook (ex.: em um bate-papo ou publicação) e links enviados em e-mails. Se um de seus amigos clicar em um spam por acidente, esse link poderá ser enviado para todos os seus amigos do Facebook".
Ainda na página, outro tópico alerta os usuários para o fornecimento de dados pessoais. "Nunca forneça o seu nome de usuário ou a sua senha. Nunca compartilhe suas credenciais de login (ex: o endereço de e-mail e a senha) por qualquer motivo. Indivíduos, páginas ou grupos que solicitam informações de login em troca de descontos em bens (por exemplo: fichas de pôquer gratuitas) não são confiáveis. Esses tipos de oportunidades são realizadas por criminosos virtuais e violam os Termos de pagamento do Facebook".
Se por acaso você caiu no golpe, basta denunciar a fraude no próprio Facebook. Alguns usuários, no entanto, afirmaram que nem em todos os casos é possível denunciar, uma vez que a página expira. Nessa situação, altere as senhas de seus e-mails e Facebook. Caso tenha disponibilizado seus dados pessoais, registre a queixa em uma delegacia especializada em crimes virtuais.
Procurada pelo TechTudo, a assessoria da rede social afirmou que há uma equipe responsável pelo bloqueio dessas páginas e remoção das publicações, e que conta com o usuário para eliminar o vírus. "O Facebook detecta ativamente vírus conhecidos nos dispositivos dos usuários para fornecer-lhes um procedimento de auto-correção que inclui uma verificação de vírus. Adicionalmente, os usuários podem denunciar spam que encontrarem no Facebook ou encaminhar e-mails fraudulentos para phish@fb.com. Nós bloqueamos links maliciosos com a ajuda de 15 empresas de anti-vírus".
Tem dúvidas sobre o novo vírus? Pergunte no Fórum do TechTudo!


MÃE DE GÊMEOS AOS 61 ANOS.


Após cinco meses, mãe de gêmeos aos 61 anos brinca: 'Não sou avó'.


Antônia Letícia afirma ter disposição de sobra para cuidar sozinha dos dois.
Nascimento de Roberto e Sofia repercutiu na imprensa internacional.


Anna Gabriela Ribeiro
Do G1 Santos

Antônia Letícia passa o dia todo cuidando do casal de gêmeos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1 Santos)
Antônia Letícia passa o dia todo cuidando do casal de gêmeos (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1 Santos)

Cinco meses após o nascimento que repercutiu na imprensa mundial, os gêmeos Roberto e Sofia, filhos de Antônia Letícia Asti, de 61 anos, ainda fazem sucesso por onde passam em Santos, no litoral de São Paulo. Quando vão ao médico, eles sempre são reconhecidos. Para muitos, as crianças são sinônimo de superação. A mãe garante que não falta disposição para trocar fraldas, amamentar, brincar, levar às consultas e passear com os bebês.
Apesar da correria, comum a qualquer mãe de gêmeos, Antônia Letícia afirma que não troca este momento por nada. “Levo uma vida normal. Aproveito cada segundo ao lado deles e tenho disposição de sobra para olhar as crianças. Não tenho ninguém para me ajudar a olhá-los. Acredito que eu tive eles na hora certa. Se pudesse voltar no tempo, não teria feito absolutamente nada diferente”, afirma.
Mãe aos 61 anos, Antônia afirma ter disposição de sobra (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1 Santos)Mãe aos 61 anos, Antônia afirma ter disposição
de sobra (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1 Santos)
Os bebês são calmos e sorridentes. Roberto e Sofia nasceram prematuros e precisaram ficar internados por mais de dois meses antes de receberem alta do hospital. Hoje, no entanto, passam bem. O menino pesa 4,8 kg e a menina, 4,660 kg.  Ambos se revezam nas mamadas no colo da mãe. Antônia conta que prefere balançar um no carrinho e o outro no colo, e que desta forma está funcionando bem. “Eles não são ciumentos, mas eu sempre intercalo para pegar os dois”, diz.
Para Antônia, ter sido mãe aos 61 anos não foi um problema. Ela afirma ter a mesma disposição de uma mulher de 30 anos. Porém, conta que ainda sofre com algumas situações delicadas. “As mães que me reconhecem sempre me parabenizam pelos bebês, mas várias vezes já fui chamada de avó, perguntam qual o nome dos netos, essas coisas. Não sou avó. Sempre tem alguém por perto para explicar que eu sou a mãe”, relata.
Ela ainda brinca com a situação e pede para que o menino fique de olho em Sofia. “Eu brinco com o Roberto, dizendo que ele vai ter que ficar de olho na irmã dele nas festinhas, porque aos 80 anos de idade eu não vou poder mais ficar indo atrás dela. É bom que são dois irmãos. Assim ele pode cuidar dela”, conta.
Antônia Letícia também diz que escolheu padrinhos jovens para os bebês. Todos têm menos de 30 anos. “Meus sobrinhos vão ser padrinhos dos bebês. Escolhi padrinhos jovens porque de velhos já bastam o pai e a mãe”, afirma. O batizado das crianças será realizado em Aparecida do Norte, isto porque, segundo Antônia, ela fez o pedido para engravidar dentro da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e foi "atendida".
Antônia está em licença-maternidade. Ela ainda tem que voltar a trabalhar e vai contar com a ajuda de uma irmã para olhar os bebês, já que o pai das crianças também trabalha. Apesar da ajuda, ela não esconde a vontade de se aposentar. “O que eu quero mesmo é passar o dia inteiro com eles, para ver eles crescendo e aproveitar cada segundo”, conclui.
Roberto e Sofia completam seis meses em abril (Foto: Anna Gabriela Ribeiro / G1 Santos)Roberto e Sofia completam seis meses em abril (Foto: Anna Gabriela Ribeiro/G1 Santos)

quinta-feira, 4 de abril de 2013

CURSOS DE DIREITO SÃO SUSPENSOS


MEC suspende abertura de cursos de direito até criação de novas regras.


O MEC (Ministério da Educação) suspendeu a abertura de cursos de direito até o estabelecimento de novos critérios para a expansão e regulação dos cursos. A suspensão foi anunciada nesta sexta-feira (22), durante a assinatura de  um acordo de cooperação técnica com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
"Temos em torno de 25% de ociosidade nas vagas autorizadas dos cursos de direito. E temos uma demanda em estoque de cem cursos novos para serem abertos, mais 25 mil vagas. Não podemos continuar simplesmente abrindo sem uma avaliação rigorosa da política de expansão do ensino de direito do Brasil", afirmou o ministro Aloizio Mercadante.
Há hoje no Brasil 1.200 cursos de direito, com aproximadamente 800 mil matrículas. "O MEC não pode continuar assistindo a uma situação em que 83% dos estudantes são reprovados no exame da OAB, como aconteceu no último exame", disse o ministro.
"O balcão fechou. Fechou para medicina e acabou de fechar para direito", afirmou.

Novas regras

Entre as mudanças que serão debatidas, está o estágio obrigatório e acompanhado. Além disso, há a possibilidade de que novos cursos só possam ser abertos por edital do MEC.
De acordo com o ministro, deverão ser analisadas também as faculdades com menor número de aprovados no exame de ordem da OAB. As regras serão discutidas em um grupo de trabalho com audiências públicas. Ainda não há data para o término dessas discussões.

Fechamento de cursos

Em 2013, termina um ciclo de avaliação dos cursos de direito do país e serão divulgados os indicadores IGC (Índice Geral de Cursos) e CPC (Conceito Preliminar de Curso).
Os cursos que tiverem notas inferiores a 3 (de uma escala de 1 a 5) terão seus vestibulares suspensos por um ano. Os cursos que tiverem notas inferiores a 3 mas tiverem evoluído positivamente em relação à avaliação anterior poderão reabrir o vestibular se apresentarem um plano de trabalho para melhora de corpo docente e infraestrutura.

ÁGUA X REFRIGERANTES


Nestlé prevê que água engarrafada substituirá refrigerante nos EUA.


WASHINGTON, 04 avr 2013 (AFP) - A água engarrafada será a bebida preferida dos americanos "em cinco ou seis anos", disse nesta quinta-feira, em Washington, o presidente da empresa Nestlé Waters North America.

"As vendas (de água) subiram 7% no ano passado, a alta mais expressiva em seis anos", afirmou Kim Jeffery durante uma entrevista coletiva, enquanto as de refrigerantes caíram paralelamente 1%.

"A tendência se reforça e se acelera, visto que o consumo de refrigerante atravessa um mau momento", acrescentou.

Por volta de 70% do aumento das vendas de água engarrafada nos últimos dez anos ocorreu em detrimento dos refrigerantes, afirmou.

Jeffery minimizou o impacto de uma campanha promovida por defensores do meio ambiente para proibir a venda de água engarrafada em campus universitários por considerar nociva a embalagem plástica.

Nas escolas, os professores doam garrafas reutilizáveis aos alunos, que também podem encher nas fontes.

Em 1º de janeiro passado, a cidade de Concord, próxima a Boston, no estado de Massachusetts (nordeste), se tornou a primeira dos Estados Unidos a proibir a água engarrafada.

A Nestlé Waters North America, filial da gigante suíça da alimentação Nestlé, representa a metade da água engarrafada vendida nos Estados Unidos.

SERÁ O FIM DO "FICAR"?


Meninas estão expostas ao HPV mesmo antes do sexo.

CLÁUDIA COLLUCCI
DE SÃO PAULO



Antes mesmo da primeira relação sexual, meninas já podem estar infectadas pelo HPV (papilomavírus humano), principal causador do câncer do colo uterino e que está ligado a outros tumores, como o de ânus e de vulva.
A conclusão vem de três estudos que apontam uma prevalência do vírus entre 10% e 45% em meninas que nunca tiveram relações sexuais, mas que relataram troca de carícias íntimas.
O último deles, publicado em março no periódico "Journal of Infectious Diseases", avaliou 387 adolescentes de 14 a 17 anos. Dessas, 22 eram virgens e também não tinham sido vacinadas contra o HPV.
Testes de PCR (que identifica o material genético do vírus) detectaram em dez delas ao menos um tipo de HPV na região vaginal.
Para Luisa Lina Villa, professora da faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa e pesquisadora do Instituto Ludwig sobre o Câncer, esses estudos atestam o que pesquisadores já tinham observado: o HPV pode ser transmitido sem penetração vaginal.
"Ele é transmitido por células contaminadas, não por fluidos. Pode ser qualquer manipulação, uma mão ou uma boca que já teve contato com o vírus", diz Villa, que pesquisa o HPV há 25 anos.
Rosana Richtmann, infectologista e pesquisadora do Hospital Emilio Ribas (SP) e da Santa Casa, explica que, como o vírus se aloja na pele e fica na região genital e anal, o simples contato entre mucosas favorece o contágio.
"É um vírus muito fácil de ser transmitido, não depende de lesão. Mesmo com a mucosa íntegra, o contágio pode acontecer", afirma o infectologista Esper Kallas, professor da USP. Por isso, ele recomenda a vacinação antes dos 12 anos.
O uso do preservativo, importante para a prevenção de do HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis, pode ajudar, mas não oferece proteção no caso do HPV.
A vacinação, tida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a principal forma de prevenção contra o vírus, também não imuniza contra todos os tipos de HPV. Existem mais de cem, e a maioria é inofensiva.
A vacina bivalente protege contra os tipos 16 e 18, mais comumente associados a tumores, e a quadrivalente, contra os tipos 6, 11, 16 e 18.
"Mesmo imunizadas, as meninas precisam fazer exames preventivos", diz Kallas.
O Ministério da Saúde está na fase final das negociações para incorporar a vacina contra o HPV no SUS. O acordo prevê a transferência de tecnologia da fabricação de uma das duas vacinas para o país.
Não está definida a faixa etária para a qual a vacina será indicada na rede pública. É provável que seja para meninas entre 11 e 14 anos, mas a imunização é aprovada para meninos e meninas já a partir dos nove anos.
Especialistas preveem polêmica à frente porque muitos pais acham que ela pode ser um incentivo para o início precoce da vida sexual.
Foi esse o argumento usado pelo marido da dentista Ana Lúcia, 39, para tentar demovê-la da ideia de vacinar a filha de 12 anos.
"Já brigamos por isso. Ele acha que a nossa filha é uma criança e que a vacina vai despertar curiosidade sobre o sexo. Não me convenci, mas vou deixar a poeira baixar para voltar ao assunto."
Para Luisa Villa, é preciso derrubar preconceitos. "A vacina da gripe é tomada antes de o vírus circular. Com o HPV é a mesma coisa. Quanto antes, melhor. Não pergunte, vacine."



UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI


CCJ aprova por unanimidade criação da Universidade Federal do Cariri.


Relatório que propõe criação da universidade vai ao plenário da Câmara.
Universidade deve criar 727 novos cargos, segundo relator do projeto.
Do G1 CE
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania aprovou nesta quarta-feira (3) por unamidade o Projeto de Lei 2208/11, que cria a Universidade Federal Regional do Cariri (UFCA). A matéria segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.
Pela proposta, do deputado federal José Guimarães (PT-CE) os campi de Juazeiro do Norte,Barbalha e Crato, que atualmente pertencem à Universidade Federal do Ceará, passam a integrar a UFCA. Também serão criados os campi de Icó e Brejo Santo, em complemento aos outros três que já foram citados. De acordo com a proposta, todos os cursos ofertados pelo atual campus da UFC Cariri e a matrícula dos alunos serão incorporados pela nova universidade.
Para compor o quadro de servidores da UFCA, serão criados 727 cargos, sendo 197 cargos de professor do magistério, 212 cargos técnico-administrativos em educação de nível superior e 318 de nível intermediário. Os servidores que atualmente compõe a UFC também serão remanejados para a UFCA.
A estimativa de impacto orçamentário dos cargos de direção e de funções gratificadas, segundo informa o relator do projeto, é da ordem de R$ 9,95 milhões para o exercício de 2013. “No que se refere aos cargos efeitos a serem criados, informo que o impacto será de forma gradativa, a partir do provimento desses e estimado em R$ 13 milhões para o exercício de 2013, R$ 19 milhões para 2014 e R$ 10 milhões para 2015”, diz o deputado José Guimarães.

REMÉDIOS:6,31% MAIS CAROS.


Governo autoriza reajuste de até 6,31% nos preços dos remédios.


Percentuais de aumento foram publicados no 'Diário Oficial da União'.
O menor reajuste, entre os tipos de remédios, será de 2,7%.

Do G1, em São Paulo.

A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão do governo formado por representantes de vários ministérios, autorizou nesta quinta-feira (4) o reajuste de até 6,31% nos preços dos medicamentos vendidos em todo o país. Os percentuais de aumento foram publicados no "Diário Oficial da União". Em 2012, o reajuste máximo autorizado fora de 5,85%.
A autorização para reajuste leva em consideração três faixas de medicamento, com mais ou menos participações de genéricos. O reajuste segue a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é maior e, portanto, o reajuste autorizado pode ser maior.
De acordo com a resolução, a categoria de remédios com maior participação de genéricos, na qual esses medicamentos representam 20% ou mais do faturamento, tem teto autorizado para reajuste maior: até 6,31%. Esta categoria reúne medicamentos como omeprazol (gastrite e úlcera) e amoxilina (antibiótico para infecções urinárias e respiratórias).
A categoria intermediária (nível 2), com faturamento entre 15% e 20%, teve reajuste autorizado de até 4,51% remédios, incluindo lidocaína (anestésico local) e risperidona (antipsicótico).
A câmara determinou que, no caso da categoria com menor participação de remédios genéricos (faturamento abaixo de 15%) o reajuste poderá ser de até 2,70%.
No último dia 12, a CMED havia autorizado o reajuste nos preços dos medicamentos em todo o país a partir do dia 30 de março –  sem, no entanto, definir de quanto seria. Ao contrário de como ocorria nos anos anteriores, os percentuais não foram apresentados antes dessa data.
Segundo a resolução publicada em março, o ajuste de preços leva em conta a inflação acumulada nos 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) , e que ficou em 6,31%.
De acordo com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sindusfarma), em regra, há um período de ajuste, que dura de dois a três meses. As primeiras variações de preço deverão ser registradas em junho ou julho, quando começam as reposições de estoques, já que o varejo costuma antecipar compras antes da entrada em vigor do reajuste.
"Além disso, indústria e varejo seguram os preços para enfrentar a concorrência. Hoje em dia, medicamentos com o mesmo princípio ativo e para a mesma classe terapêutica (enfermidade) são oferecidos por vários fabricantes e milhares de pontos de venda", disse o sindicato, em nota.
Reajuste aplicado por distribuidoras
No início desta semana, mesmo sem essa resolução que determina os reajustes autorizados nos preços dos medicamentos, as distribuidoras já estavam repassando o aumento de preços, o que, segundo o ministério, não poderia ser feito.

Segundo Jorge Froes, diretor-executivo da Associação Brasileira de Atacado Farmacêutico (Abafarma), os novos preços estão sendo praticados desde a segunda-feira (1º). “Conforme vão chegando as listas [com os novos preços], o distribuidor simplesmente aplica, como a farmácia aplica. A origem é na indústria”, explica.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

NUDEZ IMPEDIDA PELA POLÍCIA


Polícia impede que elenco fique pelado em peça do Festival de Teatro.

'Hasard' é encenado pelo Erro Grupo, de Florianópolis, em Curitiba.
Polícia admitiu intervenção e disse que alertou sobre atentado ao pudor.

Em foto de agosto de 2012, atores encenam Hasard em Florianópolis (Foto: Erro Grupo/Divulgação)
Em foto de agosto de 2012, atores encenam Hasard
em Florianópolis (Foto: Erro Grupo/Divulgação)
Bibiana DionísioDo G1 PR

A peça de teatro "Hasard", que integra o Festival de Curitiba e é representada pelo Erro Grupo, de Florianópolis, sofreu intervenção da Polícia Militar (PM) na apresentação de terça-feira (2). Encenada ao ar livre, em quatro ruas do Centro da cidade, o espetáculo utiliza um baralho para interagir com o público e esta interatividade define o final. Há quatro possibilidades e uma delas exige a nudez completa, que motivou a presença policial. A organização do Festival de Teatro de Curitiba informou que não irá se pronunciar.
A atriz Luana Raiter, de 31 anos, afirmou que na segunda-feira (1º) havia um carro policial próximo a apresentação, porém, os policiais não conseguiram conversar com os atores porque a cena é rápida e assim que eles tiram a roupa já saem de cena. De acordo com a atriz, os policiais falaram com produtores da peça e disseram que caso eles ficassem novamente nus, os atores seriam presos.
No dia seguinte, coincidentemente, conforme relatou a atriz, o final também exigiu que os atores tirassem a roupa. “Novamente caiu o final de ouros, a chance é de 25%”, disse a atriz. Segundo ela, na terça-feira a polícia deslocou quatro viaturas para o local. “Vieram em grande número, disponibilizaram uma estrutura relativamente grande. As viaturas começaram a se aproximar, a ligar as luzes e os policiais cruzaram a roda, dois com arma em punho, e se posicionaram no nosso lado na cena. Eles não falaram para parar, mas nós não conseguimos continuar. O público ficou revoltado”, afirmou Raiter.
Procurada pelo G1, a Polícia Militar confirmou que interveio no espetáculo. Disse que recebeu uma reclamação de populares de que havia nudez em espaço público e que advertiu os integrantes que o ato configura atentado ao pudor. Segundo a Polícia Militar, foi alertado que o grupo poderia ficar de peças íntimas. Ainda de acordo com a polícia, o elenco concordou. A polícia destacou que a nudez em público desrespeita o Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
"Achei bem forte como a policia daqui se posicionou”, considerou Raiter. O espetáculo é encenado desde agosto de 2011 e, de acordo com a atriz, apenas em uma apresentação, em Florianópolis, também houve intervenção policial. Ela contou que na ocasião comerciantes reclamaram mais do barulho e do tumulto do que da própria nudez da peça. “Era uma série de 14 apresentações. A polícia teve muito mais oportunidades”, disse a atriz.
Nesta quarta-feira (3), haverá uma nova apresentação de Hasard, às 18h, na quadra que compreende a Praça Zacarias, Rua XV de Novembro, Travessa Oliveira Brito e Al. Dr. Muricy. Caso a interação provoque o final de ouros, diferente do que ocorreu na terça-feira, o grupo vai representá-lo, garantiu a atriz. Segundo ela, o apoio que elenco recebeu do público diante na presença policial foi primordial para que ele mantivesse a proposta do espetáculo. "Fiquei muito surpresa como o público se colocou. Eu não sabia que teríamos o respaldo do público. Eu vi que não estávamos sozinhos, nós tínhamos o respaldo das pessoas”, disse a atriz.
“A gente vive numa sociedade onde a sensualidade, o sexo é explorado vividamente. Eu tenho uma filha de sete anos que já viu coisa na televisão que nem se aproxima ao corpo nu. A gente apenas se desfaz dos bens materiais, é uma ação muito ritualística. Eu não consigo ver como isso pode perturbar, ser um atentado”, finalizou.



FACEBOOK COBRARÁ POR MENSAGENS


Como cadastrar seu cartão de crédito para pagar as mensagens do Facebook.

Além dos posts promovidos, o Facebook lançou recentemente no Brasil uma nova função paga: o envio de mensagens para pessoas desconhecidas (para enviá-las diretamente à “Caixa de Entrada” do remetente). Para comprar esses serviços é necessário fazer pagamentos online e a opção mais prática é o cartão de crédito.
Veja no tutorial do TechTudo o passo a passo do cadastro de um cartão de crédito como método de pagamento para os serviços de mensagens e de determinados posts na rede social.
Passo 1 - Acesse a rede social com suas credenciais (login e senha) e clique na engrenagem no canto superior direito (Configurações). Escolha a opção “Configuração de Conta”.
Passo 2 - Na coluna da esquerda, clique em “Pagamentos” (sinalizado com o ícone de um cartão de crédito).
Passo 3 - Em “Métodos de Pagamentos”, clique em “Gerenciar”. Sua senha será solicitada.
Passo 4 - Será apresentada uma tela chamada “Configurações de Pagamentos”. Nela, será possível cadastrar um número cartão de crédito (Visa ou Mastercard).
Serão pedidos também dados pessoais como nome e sobrenome (como está escrito no cartão) e um endereço válido de cobrança. Atenção: o cadastro pede, além do número do cartão, o código de segurança (disponível no verso) e data de validade. Nunca forneça a sua senha do cartão de crédito, ela não é necessária neste tipo de transação online.
Cadastrado corretamente o cartão, o Facebook salvará as informações de pagamento para compras futuras. O sistema da rede social permite cadastrar mais de um cartão de crédito.
Ainda segundo os termos de uso, é possível remover ou gerenciar as configurações de pagamento sempre que o usuário desejar, além de escolher a moeda preferida para realizar as transações como “Real brasileiro”.
O cadastro de um número de cartão de crédito permite também comprar “Facebook Credits” (ou Créditos do Facebook) usados para obter itens em jogos e aplicativos.
Tem dúvidas sobre os serviços pagos do Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.