SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

MICTÓRIO PÚBLICO




MELHOR DO QUE FAZER NA RUA\PRAÇA.


Com custo de R$ 19 mil, prefeitura do Rio inaugura mictório chamado UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio)

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta terça-feira (26) o novo mictório público da cidade, a UFA! (Unidade Fornecedora de Alívio), modelo inspirado em cidades europeias. O projeto surge duas semanas após o Carnaval carioca, período em que o governo municipal recebeu críticas relacionadas à quantidade de banheiros químicos nas ruas.
Segundo o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Marcus Belchior, o valor unitário do novo mictório público é de R$ 19 mil. Caso os resultados sejam positivos, o projeto deve ser expandido para todas as regiões da cidade, de acordo com o governo.
A fase de testes do protótipo do mictório, instalado na Central do Brasil, no centro da cidade, deve durar cerca de dois meses, e atenderá apenas ao público masculino. O equipamento é construído com aço inox e possui ligação direta com a rede de esgoto da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos). A fim de evitar o mau cheiro, característico dos banheiros químicos, há uma válvula que impede o retorno do odor das galerias.
"Escolhemos a Central do Brasil para a fase de testes, pois há pouca utilização do espaço público. Também poderemos impedir ações delituosas, já que as pessoas podem ser vistas. A principal dificuldade relativa a banheiros públicos é a questão da operação. Esse é um modelo que deu certo na Europa e nos Estados Unidos. Se for bem avaliado, apresentaremos um projeto executivo para toda a cidade", disse Belchior.
A manutenção do mictório público, que chega ao Rio após três anos de estudos da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, ficará a cargo da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana). Segundo o secretário Marcus Belchior, a expressão "UFA!" surgiu de uma avaliação dos técnicos da pasta fizeram no sentido de facilitar a identificação visual do novo equipamento.
"Essa é uma expressão de alívio comum a todos", afirmou o secretário.
A agenda do governo municipal indicava que o prefeito Eduardo Paes (PMDB) estaria presente na inauguração do mictório UFA!, na Central do Brasil. Paes, no entanto, não compareceu à Central do Brasil em função de outros compromissos.
FONTE: http://noticias.uol.com.br