SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

terça-feira, 19 de março de 2013

LIVRE AMAMENTAÇÃO


Podemos amamentar em público. Um peito não é só um peito.

amamentação-em-público
Impedir o aleitamento em estabelecimentos comerciais mostra que,
para alguns, alimentar bebês ao seio tem algo de sexual,
 imoral ou pecaminoso. Uma ideia, no mínimo, absurda.



Vivemos em um mundo muito bizarro mesmo. Todos os dias eu vejo uma porção de gente tento atitudes em público que são proibidas por lei e ninguém faz nada. Três exemplos rápidos e banais? Quantas vezes você já viu um homem urinando no muro? Quantas vezes você já viu motoristas falando ao celular enquanto dirigem? E gente jogando lixo no chão, assim, na maior? Uma porção, não foi? O incrível é que no mesmo país onde tais comportamentos passam batido, não se pode, por exemplo, amamentar em público.
No último domingo (17), uma mãe foi repreendida enquanto amamentava sua filha na seção infantil da Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi. Uma funcionária da loja pediu que ela continuasse o que estava fazendo no banheiro. Graças à sua perspicácia, a cliente foi conferir a orientação com outra vendedora, que desfez o mal entendido e ainda ofereceu um lugar mais confortável para que ela alimentasse a bebê. “O que aconteceu foi uma atitude desmedida de uma funcionária em específico, que não soube lidar com a situação e agiu da pior forma”, retratou-se a loja por seu perfil no Facebook. Era o que eu esperava da livraria.
O problema é que, por mais que não tenha sido orientada a coagir clientes que amamentam, o fato de a funcionária agir desta forma é sinal de que há quem veja algo de vergonhoso, pecaminoso ou imoral na amamentação. Aliás, outro dia um leitor me escreveu dizendo que quem amamenta por mais de quatro meses “flerta com a pedofilia”. “Trata-se de uma ideia absurda, uma ignorância”, disse o pediatra especialista em aleitamento Marcus Renato de Carvalho, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, quando contei a ele sobre o episódio.
Eu acho peito uma coisa bonita. Decotes que valorizam o busto, quando bem usados, são muito sexys. Nos tempos do silicone, essa coisa toda está em alta e bato palmas para quem sabe aproveitar o que a natureza – ou as técnicas modernas de cirurgia plástica – lhe deu durante o sexo. Afinal, prazer é bom e eu gosto. O que precisa ficar claro é que nosso corpo é muito mais complexo e cada uma das partes não tem funções únicas. Meus pés servem para me sustentar, mas também para eu sentir onde estou pisando ou para portar lindos pares de sapato – por que não? As unhas protegem as extremidades dos dedos, mas também são e sempre foram ótimos instrumentos para cavar, cortar alimentos, abrir objetos. Isso sem falar na boca, que serve para comer, beber, falar, beijar… As funções, no entanto, não necessariamente precisam se confundir. Ou seja, comer não tem nada a ver com falar assim como  amamentar não tem nada de sexual. Dá prazer? Dá! Mas é um prazer bem diferente do que se tem na cama (e se você não entende o que eu estou falando, sugiro que busque uma vida mais colorida, com diversas fontes e modos de prazer ou que vá ao analista mesmo).
Por isso, mulherada que amamenta, não se reprima! Ofereça seu peito onde e quando seu bebê quiser. Não importa se você está em casa, no shopping, no supermercado ou no boteco. Procure um lugar confortável, onde você e seu bebê se sintam bem. E exija respeito.

FOTO: iStockphoto

FONTE: http://chadebergamota.uol.com.br/