SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SEMI ABERTO OU SEMPRE ABERTO

O retrato dos "presídios" brasileiros? - do autor do blog.


Presos usam escada para fugir de cadeia no RS e voltar com drogas e produtos roubados.


  • Reprodução/TV Globo
    Detentos escapam de presídio em Viamão (RS) para roubar e voltam para cadeia mais tarde
    Detentos escapam de presídio em Viamão (RS) para roubar e voltam para cadeia mais tarde
Reportagem do programa "Fantástico" neste domingo (19) exibiu imagens de presos que deixava o Instituto Penal de Viamão, na Grande Porto Alegre, para cometer assaltos e retornar para a unidade prisional portando produtos roubados, drogas e mantimentos. Alguns cehagam a portar armas; outros, toucas ninja.
Segundo a reportagem, as imagens foram feitas no final do ano passado por um agente penitenciário e estão nas mãos da polícia. A unidade é a maior do regime semiaberto no Rio Grande do Sul, com 287 detentos, e registrou nos quatro primeiros meses deste ano 280 fugas.
Conforme as imagens da gravação feita pelo agente, pelo menos dez presos usam uma escada de madeira que acesso a um pátio externo da cadeia. Dali, chegam sem obstáculos ao alambrado da unidade –e no qual há um buraco eu permite a passagem de uma pessoa. Instantes depois, eles retornam com sacolas e voltam para dentro da cadeia novamente pela escada.
Ampliar

Presos fazem exercícios de yoga em penitenciária no Rio12 fotos

11 / 12
Presos se exercitam durante aula de yoga ministrada pela ONG Arte de Viver, na penitenciária Evaristo de Moraes, no Rio de Janeiro. As aulas incluem exercícios de respiração que ajudam os detentos na redução do estresse, na cura de traumas e na maneira como eles lidam com as emoções e fazem parte do programa "Prison Smart" implantado em cadeias de 32 países Ricardo Moraes/Reuters ? 12.nov.2012
O instituto está proibido pela Justiça de receber novos detentos. A ordem foi determinada após uma revista que, em janeiro passado, localizou armas, drogas, celulares, chips e até mulheres com os presos –e a unidade é unicamente para homens.
Uma das mulheres que estava na unidade, ouvida pela reportagem do programa, disse que ia para fazer programas e consumir drogas. "Fiquei dois, três dias. Eu ia e saia e voltava", disse, para completar: "Fui fazer programa, mas eles [detentos] me davam dinheiro e eu usava a droga livremente", afirmou.
Ampliar

Conheça o 1° presídio privado do Brasil5 fotos

4 / 5
Instalações modernas no complexo penitenciário, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, o primeiro presídio privado do país. Trata-se de uma parceria entre o governo de Minas Gerais e a iniciativa privada Carlos Al