SEJAM BEM VINDOS

AÇÃO DE CIDADANIA: PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

terça-feira, 14 de maio de 2013

LIDERAR COM PESSOAS



Todo homem e mulher, hoje,  precisa de uma referência, um norte, um líder.
Essa liderança, é natural e buscada em seu meio.
Os conceitos de liderança, são muitos: Autocrático, democrático, liberal, empreendedor, aguerrido, audacioso e até o louco, no entanto o líder que vem se sobressaindo, é o LÍDER SERVIDOR.
Fala-se e escreve-se muito em gestão: Seja administrativa, financeira ou “de pessoas”, é fácil administrar prédios, móveis e frotas, assim como é fácil administrar recursos e a falta deles, porém é impossível “administrar pessoas”.
As pessoas, pensam, agem e reagem, sonham, estabelecem objetivos e metas, são providas do maior dom dado por Deus: O livre arbítrio.
Houve época, em que a moeda de maior valia, era a informação que evolui para a comunicação que evolui para o conhecimento e chegou a era do convencimento a qual, rapidamente, evolui para a era da satisfação.
Não é suficiente, apenas suprir as pessoas, de informações, comunicação, conhecimento e até, convencê-las, é necessários que as pessoas estejam satisfeitas.
O homem e a mulher contemporâneos, não querem apenas estar alimentados, mas exigem uma alimentação saudável, não se contentam apenas com a moradia, mas querem morar bem, apenas o oferecimento de educação e saúde, não são suficientes, precisam ser de qualidade e não abrem mão da segurança física e emocional de suas famílias.
Não se busca apenas um trabalho, ou emprego, os valores agregados são importantes, em detrimento inclusive, do salário, não sendo este, o primeiro valor de motivação, mas os valores apresentados, principalmente, o ambiente de trabalho.
Aquele que, de alguma forma, almeja ser um líder natural, escolhido, uma referência, precisa aprender a liderar “com as pessoas”, fugindo rapidamente do termo arcaico, obsoleto, ultrapassado, jurássico de “administrar pessoas”.
Lidera-se “com pessoas”, conhecendo as necessidades dessas pessoas e suprindo-as de forma que essas pessoas se sintam satisfeitas e o caminho para essa satisfação é o diálogo e a servidão.
Então a palavra de ordem é SERVIR e servir com humildade, com um sorriso, sentindo-se mais satisfeito do que o servido. Assim, rapidamente virá o retorno, intenso, contagiante, prazeroso.

Humberto Rômulo Tavares